Painel III - Recordar Jaime Filipe
16H00 - 17H30

Convidados


CRISTINA LOURO

É assistente social e socióloga.
Foi directora do Centro de Reabilitação de paralisia cerebral Calouste Gulbenkian durante 13 anos onde implementou várias ações inovadoras, entre as quais a utilização de novas tecnologias para a comunicação em pessoas com paralisia cerebral.
Em 1988 foi nomeada directora adjunta do programa Helios, da Comissão Europeia, que promoveu a integração de pessoas com Deficiência em áreas como a educação,emprego,saúde e integração comunitária. Neste contexto foi responsável do banco de dados europeu de ajudas técnicas Handynet.
Regressa a Portugal em 1999 onde vem gerir a intervenção  operacional Integrar, financiado por Fundos europeus.
Em 2000 é nomeada como Vogal do Conselho Directivo do Instituto da Segurança social.
Em 2003 é nomeada Secretária Nacional de Reabilitação.
Em 2006 é nomeada Vice- presidente Nacional da Cruz vermelha, cargo que ocupou até 2017.
Actualmente é presidente da AG da AEIPS-( Associação para o estudo e integração psico-social das pessoas com doença mental.
 

ANA MARIA DE BARROS DUARTE FONSECA

É Engenheira Geógrafa, doutorada em Deteção Remota pela UFRJ e especialista em Geodesia Aplicada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Na sua atividade profissionl foi docente universitária, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Investigadora do LNEC, onde chefiou o Núcleo de Geodesia Aplicada do Departamento de Barragens de Betão, executou e coordenou trabalhos de engenharia, coordenou projetos de investigação e orientou teses de mestrado e doutoramento. Integrou júris de mestrado e doutoramento, em diversas universidades. Tem mais de 100 publicações científicas, entre artigos em revistas científicas internacionais, artigos em conferências nacionais e internacionais, relatórios do LNEC e outros documentos.

Foi sócia da Associação Portuguesa de Criatividade, onde foi membro fundador do Centro Juvenil de Criatividade e Vice-Presidente da mesa da Assembleia Geral. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Ordem dos Engenheiros, onde é membro Conselheiro (eleita) do Conselho Jurisdicional.


JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA

Licenciado em engenharia electrotécnica - ramo de telecomunicações e electrónica pelo Instituto Superior Técnico - IST, em Lisboa - 1977.
Desempenhou funções de Técnico Superior de Engenharia no grupo Portugal Telecom tendo sido director em várias áreas e departamentos do Grupo.
Iniciou a sua carreira internacional em 1997 exercendo funções de Administrador em operações no Botswana, Namíbia, Quénia e República da Irlanda.
Colaborou com o Engenheiro Jaime Filipe na Associação Portuguesa de Criatividade onde foi Tesoureiro.
Membro do Conselho Fiscal da APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil.


CARLOS REIS MARQUES

Após o falecimento do Eng.º Jaime Filipe, foi Diretor do CIDEF – Centro de Inovação para Deficientes durante 8 anos.
Especialista em Estratégia e Inovação, com percurso profissional como Gestor e Consultor. Fundou e liderou organizações nos setores privado e da economia social. Docente e Formador em Gestão, Criação de Valor, Inovação e Transformação Digital. Doutorando em Gestão de Informação, desenvolvendo pesquisa em Digitally Enabled Innovation & Digital Transformation, com graduação em Matemáticas Aplicadas, programa executivo em Gestão e MBA.


CARLOS ALBERTO HENRIQUES

Engenheiro Electrotécnico, com especialização em Televisão no Engineering Training Centre da BBC. Foi Director do Centro de Formação da RTP, sucessor do Engenheiro Jaime Filipe, com o qual partilhou aquele espaço desde 1976. Substituiu o Engenheiro Jaime Filipe no Centro de Formação de Jornalistas (Porto) após a ocorrência do AVC. Ainda no campo da docência, foi Professor Coordenador da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Professor convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema (Curso Cinema).
No âmbito da sua actividade, tanto no período activo (RTP) como no actual (reformado), as Conferências sobre Televisão e Cinema Digital levaram-no a conhecer Mundo, assim como às mais de duas dezenas de Livros publicados para os seus fiéis Leitores. Foi, também, o representante português junto à União Europeia do Working Party Sources (Guionismo)."


JOÃO CARLOS CALLIXTO 

Investigador musical e autor de programas radiofónicos e televisivos, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduado em Ciências Documentais.
Colaborador de publicações musicais e literárias desde 1996, publicou, em 2005, o livro “Na Terra dos Sonhos”; em 2013, em co-autoria, o livro “Portugal Eléctrico”; em 2014, “Canta, Amigo, Canta - Nova Canção Portuguesa (1960-1974)”; em 2018, de novo em co-autoria, “Portugal 12 Pts – Festival da Canção”; em 2019, “Gramofone - Páginas da Música no Arquivo RTP”; tem presentemente no prelo uma obra em co-autoria e outra de que é organizador. Desde 2006, tem coordenado e/ou escrito textos para reedições de vários discos portugueses. Em 2010, colaborou na “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” e, entre 2011 e 2012, foi co-autor da série em 26 episódios “Estranha Forma de Vida - Uma História da Música Popular Portuguesa”.
Apresenta actualmente os programas de rádio "Gramofone" (Antena 1), “Passado ao Presente” (RDP Internacional) e “A Vida num Só Disco” (Antena 3, com Henrique Amaro) e é autor do programa de TV “Gramofone” (RTP Memória), além de colaborar noutros projectos na área dos conteúdos musicais da RTP.


MILVA DE MAGALHÃES FILIPE MAGGIONI

Licenciada em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa.
Fundadora da Play Planet , uma empresa de projecto e construção de espaços de jogo e recreio - criativa, inclusiva e pet friendly. Criadora da marca Play in Art ®, e da linha de equipamentos inclusivos Jaime Filipe.
Sobrinha-neta do Engº Jaime Filipe, que desde muito cedo lhe incutiu os valores mais básicos do humanismo, aceitação da diversidade e promoção da inclusão.”

 

MODERADOR


LUÍS MENDONÇA

Diretor da radio “Universidade FM” e do Notícias de Vila Real, foi eleito Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) para o triénio 2022/2024.