Revista Inventiva n.º 39 - 1983
motor COMBI
misto de combustão interna/vapor
PRINCÍPIO
Os gases quentes à saida do motor são uma fonte de energia inaproveitada, a qual representa um elevado índice de perdas nos motores de combustão interna. Pretende-se, ao aproveitar esta energia, melhorar o rendimento neste tipo de motores.
O SISTEMA
A água de aquecimento do motor, uma vez cumprida a sua missão de refrigerar o bloco, em vez de voltar directameme ao radiador, e pulverizada por meio de uma bomba. e introduzida sobre pressão na CÂMARA DE VAPORIZAÇAO.
Esta câmara, isolada termicamente para reduzir as perdas ao minimo, contém no seu interior os tubos de escape dos diferentes cilindros.
Estes, construidos em metal muito condutor do calor, estão a uma alta temperatura devido a passagem dos gases do escape. O calor é irradiado por meio de um conjunto de alhetas. pelo que a água introduzida pelo pulverizador, já aquecida pelo motor, passa ao estado de vapor sobreaquecido, aumentando a pressão por unidade de superficie no interior da CÂMARA DE VAPORIZAÇAO.
O vapor assim obtido e conduzido através de um tubo à TURBINA. a qual entrará em movimento de rotação.
Dado o razoável diâmetro da TURBINA, e a elevada pressão do vapor, pretende-se que esta atinja um elevalo número de rotações ( da ordem das 20 .000 por minuto ou mais).
Para aproveitar esta energia mecânica produzida pela TURBINA, haverá um sistema de carretos dentados que reduzirão a velocidade aos limites convenientes para o veio do motor, além de aumentarem a potência a este aplicada.
Um carreto em regime de roda livre, assegura a transmissão de energia ao veio do motor, o que só acontecerá quando a rotação proveniente da bobina for superior à pedida ao veio do motor.
O vapor de água ao fazer accionar a TURBINA é enviado por meio de uma CONDUTA metálica para o CONDENSADOR. Aqui procura-se levar o vapor de novo ao estado líquido, sofrendo um primeiro arrefecimento.
Seguidamente a água aqui obtida é enviada ao radiador, para que seja levada à temperatura necessária à refrigeração do motor, completando-se assim o ciclo da água.
Naturalmente que haverá a considerar perdas, pelo que se prevê um depósito de água suplementar.
APLICAÇÕES
Prevê-se a sua aplicação em todos os tipos de motores de combustão interna. quer para automóvel. camião, locomotiva ou marítimo.
JAIME MAGALHÃES FILIPE
Referência: Jaime Filipe - Motor Combi. Inventiva n.º 39. Associação Portuguesa de Criatividade. 1983
Ficheiro pdf (100 kB) Inventiva n.º 39 - 1983)
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