Revista Inventiva n.º 39 - 1983

16-06-1983 12:26

Os nossos inventores

motor COMBI
misto de combustão interna/vapor 


PRINCÍPIO 

Os gases quentes à saida do motor são uma fonte de energia inaproveitada, a qual representa um ele­vado índice de perdas nos motores de combustão interna. Pretende-se, ao aproveitar esta energia, melhorar o rendimento neste tipo de motores. 
 

O SISTEMA

A água de aquecimento do motor, uma vez cumprida a sua missão de refrigerar o bloco, em vez de voltar directameme ao radiador, e pulverizada por meio de uma bomba. e introduzida sobre pressão na C­MARA DE VAPORIZAÇAO.  

Esquema do motor COMBI

Esta câmara, isolada termicamente para reduzir as perdas ao minimo, contém no seu interior os tubos de escape dos diferentes cilindros.

Estes, construidos em metal muito condutor do calor, estão a uma alta temperatura devido a passagem dos gases do escape. O calor é irradiado por meio de um conjunto de alhetas. pelo que a água introduzida pelo pulve­rizador, já aquecida pelo motor, passa ao estado de vapor sobreaquecido, aumentando a pressão por unidade de superficie no interior da CÂMARA DE VAPORIZAÇAO. 

O vapor assim obtido e conduzido através de um tubo à TURBINA. a qual entrará em movimento de rotação. 

Dado o razoável diâmetro da TURBINA, e a ele­vada pressão do vapor, pretende-se que esta atinja um elevalo número de rotações ( da ordem das  20 .000 por minuto ou mais).

Para aproveitar esta energia mecânica produzida pela TURBINA, haverá um sistema de carretos dentados que reduzirão a velocidade aos limites convenientes para o veio do motor, além de aumen­tarem a potência a este aplicada. 

Um carreto em regime de roda livre, assegura a transmissão de energia ao veio do motor, o que só acontecerá quando a rotação proveniente da bobina for superior à pedida ao veio do motor.

O vapor de água ao fazer accionar a TURBINA é enviado por meio de uma CONDUTA metálica para o CONDENSADOR. Aqui procura-se levar o vapor de novo ao estado líquido, sofrendo um primeiro arrefecimento.

Seguidamente a água aqui obtida é enviada ao radiador, para que seja levada à temperatura necessária à refrigeração do motor, completando-se assim o  ciclo da água. 

Naturalmente que haverá a considerar perdas, pelo que se prevê um depósito de água suplementar. 

APLICAÇÕES

Prevê-se a sua aplicação em todos os tipos de moto­res de combustão interna. quer para automóvel. camião, locomotiva ou marítimo. 

 

JAIME MAGALHÃES FILIPE
Fotografia de Jaime Filipe

Referência: Jaime Filipe - Motor Combi. Inventiva n.º 39. Associação Portuguesa de Criatividade. 1983
Ficheiro pdf (100 kB) Inventiva n.º 39 - 1983)
Revisão da conversão por OCR: Francisco Godinho