Revista Inventiva n.º 25 OUT/DEZ 1978, Boletim do CIDEF n.º 6

14-12-1978 16:25

Cabeçalho do Boletim do CIDEF n.º 6 OUT/DEZ 1978


CURSO OPTACON NOS EUA
 
Máquina de escrever da IBM adaptada à camara do OPTACON
Em Junho do corrente ano, o director do CIDEF, Eng. Jaime Magalhães Filipe, deslocou-se aos EUA com o objectivo de frequentar um curso de monitor Optacon na Telesensory System, Inc. Este curso teve a duração de duas semanas, findas as quais lhe foi atribuído um diploma, o 1º para um monitor português. Graças a um subsídio concedido a esta Associação pela Junta de Investigação Cientifica e Tecnológica, foi possível esta deslocação e formação, e ainda a aquisição de diversos aparelhos eletrónicos para cegos, destacando-se entre estes um OPTACON e uma grande gama de acessórios.
 
O OPTACON, como é do conhecimento geral, é um aparelho quo permite a leitura de textos impressos utilizando uma pequena camara de TV, que é operada por uma das mãos do cego, enquanto no dedo indicador da outra mão é “Iida”, por sensibilização da polpa do dedo através de estiletes vibratórios, a letra que a câmara esta a captar. 
 
Este aparelho permite a um cego, treinado, ler qualquer livro impresso nos caracteres comuns, podendo atingir velocidades de leitura proximal das do visual.
 
EQUIPAMENTO PARA INVISUAIS
Utilizador a ler informação no ecrã de um computador com o Optacon
0 Centro dispõe neste momento de um OPTACON, um visual display, uma máquina de escrever adaptada ao OPTACON, e diversos acessórios para leitura de informações computorizadas.
 
Em números próximos daremos informações mais detalhadas, quer sobre o equipamento quer sobre as atividades do Centro.
 
Câmara do OPTACON sobreposto a texto negro impresso
 
CURSO OPTACON EM PORTUGAL
 
Como primeiro resultado da aprendizagem feita nos EUA, o CIDEF, que funciona no âmbito da Associação Portuguesa de Criatividade, promoveu o 1º Curso de Optacon para monitores realizado em Portugal, que está a decorrer. Foram inscritos neste curso os seguintes monitores:
 
Prof. José Teixeira - responsável
Deolinda Alves Vieira Henriques
Manuel José Goncalves Casquilho
 
Estes vão assegurar o funcionamento do Centro em aulas ao longo do dia, cobrindo os cinco dias úteis da semana. Os cursos monitores terão a duração de duas semanas. 0 tempo do curso dos alunos variará conforme o seu aproveitamento, não devendo exceder os 30 dias.
 
Encontram-se assim de parabéns os cegos portugueses, pois esperamos que este Centro seja o embrião de novas iniciativas neste campo, que vem revolucionar a pedagogia dos cegos no nosso país.
 
Referência:  Filipe, Jaime – “Curso OPTACON nos EUA, Curso OPTACON em Portugal”. Inventiva n.º 25. Associação Portuguesa de Criatividade. 1978.
Ficheiro pdf (1,5 MB): Inventiva nº 25 CIDEF nº 6 OUT/DEZ 1978
Conversão para formato texto: por OCR e revisão de Rui Teles